sábado, 27 de abril de 2013

Tecnologia


Dá para conciliar Educação com diversão no mundo dos tablets? Dá sim, confira os melhores aplicativos: http://abr.io/Tablets
Dá para conciliar Educação com diversão no mundo dos tablets? Dá sim, confira os melhores aplicativos: http://abr.io/Tablets

PMEC/Curso 2013

Aulas do curso de Mediação Escolar e Comunitária têm início hoje (24)

Categoria Participantes serão certificados para atuar em ações de pacificação nas comunidades
Começa hoje (24), o curso de Mediação Escolar e Comunitária oferecido para professores mediadores escolares e comunitários em exercício e vice-diretores das Escolas de Tempo Integral.
Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook
O curso tem carga horária total de 78 horas e é dividido no formato semipresencial em seis módulos. A primeira aula será por meio de uma vídeoconferência introdutória. Os próximos conteúdos serão aplicados, até o dia 21 de junho, a distância.

A capacitação vai preparar os educadores para diagnosticar projetos transversais que democratizem o espaço escolar, tornando-o pacífico e seguro. Além disso, os envolvidos serão motivados a promover práticas diretas que solucionem conflitos na comunidade em que estão inseridos.

Sobre o curso

Esta é a sexta edição do curso que está em funcionamento desde 2010. Em seu ano de início, 1156 mediadores foram certificados. Devido a procura, em 2011, o curso passou a ser feito duas vezes por ano. Até hoje, 3544 professores já passaram pela formação em toda a rede.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Convocação PMEC/Abril

Secretaria de Estado da Educação

Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo

DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO OSASCO

Rua Geraldo Moran, 271 – Jd. Umuarama - CEP: 06030-060.

Telefones: (11) 3683-1426     E-mail: de-osasco@edunet.sp.gov.br








Osasco, 05 de abril de 2013.

Circular n.º /2012.

ASSUNTO: CONVOCAÇÃO – PROFESSORES MEDIADORES – PMEC


Sr (a). Diretor (a):



                        Convocando, nos termos da Resolução SE 61, de 06/06/2012 e nos termos da Res. SE no. 07, de 19/01/2012, os Professores Mediadores – PMEC, para participação de Orientação Técnica. Conforme cronograma abaixo:

                        Dia: 30/04/2013.
Horário: das 13h00 às 17h00
Local: Diretoria de Ensino Região Osasco – Auditório II


Pedimos aos Professores Mediadores – PMEC que não deixem de trazer nesta Capacitação a Apostila referente ao Curso de Introdução à Justiça Restaurativa para Educadores e também a Apostila referente ao Conselho Tutelar. Demais informações no BLOG SPEC: http://sistemadeproteoescolar-spec.blogspot.com.br.  


Atenciosamente,


Dinorah Hasegawa Sato
RG 7938312-9
Diretora do Núcleo Pedagógico

Nilcéa Fátima Stella Almeida
RG 6863176
Dirigente Regional de Ensino






Supervisora Responsável: Ivete Leandro Rodrigues

PCNP Responsável: Lúcio Mauro Carnaúba

Encontro com Educadores/UNIBAN

Prezado(a) Educador(a)
A UNIBAN OSASCO convida você para o Encontro com Educadores, no sábado, 04 de maio, das 08:00 às 11:30 horas – Av. dos Autonomistas, 1325.

O Encontro será conduzido pela Prof.ª Ms. Maria Rute Pereira de Souza, professora universitária, supervisora de ensino aposentada e Dirigente Regional de Ensino em Osasco no período de 2003 a 2005.

O tema do encontro será “Adolescente em Liberdade Assistida e o Direito à Educação Escolar”
Acesse o site www.umpenofuturo.com.br, realize seu cadastro, escolhendo a unidade UNIBAN Osasco (UAS) para participar do evento.
Todos os participantes receberão certificado. Ao final do evento será sorteada uma bolsa de estudos de 100% para um curso de especialização. Participe!


Palestrante/UNIBAN


Prof.ª Ms. Maria Rute Pereira de Souza

Palestra: “ADOLESCENTE EM LIBERDADE ASSISTIDA E O DIREITO À EDUCAÇÃO ESCOLAR”

Questão norteadora
O papel social da escola na efetivação do direito à educação do adolescente em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida e a necessidade de se compreender e assegurar o direito público subjetivo de educação, colocando a doutrina da proteção integral não mais como fundamento assistencialista e sim como política pública.
A partir desta questão abordaremos os tópicos:
1.    O papel social da escola e os fins da educação básica
2.    O direito à educação do adolescente em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida
3.    Constituição Federal: art. 227- dispositivo que eleva a criança e o adolescente à categoria de sujeito de direitos;
4.    Estatuto da Criança e do Adolescente: art. 86 – que estabelece a política de atendimento aos direitos da criança e do adolescente;
5.    A política de direitos consubstanciada na doutrina da proteção integral;
6.    As declarações, convenções e tratados internacionais;
7.    Os conflitos existentes entre o estabelecido na lei e as formas como a lei é executada enquanto política pública educacional;


BIOGRAFIA

Maria Rute Pereira de Souza

Pedagoga, Advogada, Mestre pela UNIBAN do Mestrado Profissional: “Adolescente em conflito com a lei”. Atualmente é professora na Pós Graduação lato sensu e Graduação na Universidade Uniban/Anhanguera unidade Osasco, nos cursos de Direito, Letras, Pedagogia e Técnico em Produção Audiovisual. É Supervisora de Ensino aposentada da rede Estadual de Ensino, tendo atuado na rede durante trinta e dois anos, período em que exerceu vários cargos de gestão educacional tendo organizado e promovido cursos de aperfeiçoamento para gestores e professores. Foi Dirigente Regional de Ensino na Diretoria de Ensino Região Osasco (2003/2005). Participou como consultora na elaboração do projeto de lei que instituiu o Sistema de Educação Municipal de Osasco (2009). É conselheira membro do Conselho Municipal de Educação do Município de Osasco (desde 2003). É palestrante e consultora no campo da Educação e Gestão de Políticas Públicas voltadas para a infância e adolescência.

Convite Especial/UNIBAN

Convite Especial a todos os Professores Mediadores -PMEC


A Diretoria de Ensino Região Osasco convida os Professores Mediadores desta Diretoria para o Encontro com Educadores, no sábado, que acontecerá em 04 de maio, das 08h00 às 11h30 – Avenida dos Autonomistas, 1325.

O Encontro será conduzido pela Professora Mestre Maria Rute Pereira de Souza, professora universitária, supervisora de ensino aposentada e Dirigente Regional de Ensino em Osasco no período de 2003 a 2005.

O tema do encontro será “Adolescente em Liberdade Assistida e o Direito à Educação Escolar”.

Acesse o site www.umpenofuturo.com.br, realize seu cadastro, escolhendo a unidade UNIBAN Osasco (UAS) para participar do evento.

Esse encontro poderá substituir um de nossos Encontros Presenciais na Diretoria de Ensino, pois é de interesse profissional e de todas as nossas Unidades Escolares o assunto a ser tratado.

Estaremos neste dia com a Lista de Presença para coletar as assinaturas dos PMEC presentes. Contamos com a colaboração de todos.

Supervisora Ivete Leandro de Souza

PCNP Lúcio Mauro Carnaúba      

quinta-feira, 25 de abril de 2013

CNJ


Conheça a Declaração Universal dos Direitos Humanos:http://bit.ly/9SrcBE

Certificados

Curso: "Jovens Empreendedores Primeiros Passos"

Carga Horária: 30 horas.

Participantes: Marina Xisto;

Ridalva Carneiro Firmino da Silva;

Silvana Martins do Nascimento; 

Valdemar Aparecido da Silva; 

Zilda Aparecida da Cruz; 

Maria Josefa Losada Coelho da Fonseca;

Ana Lúcia A. D. da C. B. Nascimento e 

Lúcio Mauro Carnaúba. 

Observação: retirar com o PCNP Lúcio no Núcleo Pedagógico.  



terça-feira, 23 de abril de 2013

Divulgação

SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ALIENAÇÃO PARENTAL

               A Semana de Conscientização sobre a Alienação Parental tem por objetivo conscientizar a população através de procedimentos informativos, educativos, organizativos e palestras, afim de que a sociedade venha conhecer melhor o assunto e debate-lo.              Por solicitação de representantes dos três Conselhos Tutelares de Osasco (Centro, Norte e Sul), o Vereador Batista de Sousa Moreira (Batista Comunidade), na qualidade de Presidente da Comissão da Criança, do Adolescente, da Juventude e da Mulher, com apoio dos demais integrantes da comissão (Vereador Dr. André Sacco, Vereadora Dra. Karen Gaspar, Vereador Josias e Vereador Valdomiro Ventura), em parceria com o Conselho Tutelar de Osasco, deu início aos trabalhos para a realização de uma Audiência Pública de esclarecimento e divulgação sobre o tema.             A Lei N.º 4.568, de16 de janeiro de 2013, institui no Calendário Oficial do Município de Osasco, a Semana de Conscientização, que deverá ser realizada anualmente na semana que incluir o dia 25 de abril, Dia Internacional de Conscientização sobre a Alienação Parental.             Para reforçar os trabalhos, a mesa da audiência pública irá contar com a presença da advogada Melissa Telles Barufi, especialista no assunto que virá do Rio Grande do Sul para expor seu conhecimento e falar sobre o lançamento do site do Instituto Proteger, entidade sem fins lucrativos que visa Garantir a efetividade dos direitos fundamentais de proteção à criança, ao adolescente e ao idoso, além de promover estudos, pesquisas e discussões sobre os conflitos das famílias e sucessões.              Conforme protocolo da Câmara, foram enviados convites às autoridades locais, à Autora da Lei, Ana Paula Rossi, ao CMDCA, a Diretoria Regional de Ensino, a Promotoria de Justiça, a Juíza da Vara da Infância e Adolescência e aos Delegados que atuam nos Distritos Policias de Osasco.             A Audiência Pública de Esclarecimento sobre a Alienação Parental irá acontecer no dia 25/04/2013 (Quinta-feira) às 19h, na Sala de Sessões Tiradentes, Câmara Municipal de Osasco, localizada na Av. dos Autonomistas, 2607 - Centro - Osasco - SP, com transmissão ao vivo via TV Câmara (http://www.tvcamaraosasco.com.br). Serão convidados para expor suas opiniões os Vereadores, as Autoridades e o Público presente. Durante a sessão serão distribuídas cartilhas informativas sobre o assunto.              Maiores informações sobre a Alienação Parental podem ser encontradas no link: http://www.oabrs.org.br/esa/cartilha.pdf.pdf (cartilha para distribuição gratuita). Estão convidados a participar desta semana de aprendizado, todos os interessados em somar com a propagação de conteúdos significativos, que contribuam para a construção de uma sociedade organizada e consciente no ato do exercício da cidadania. 
Atenciosamente,     Vereador Batista de Sousa Moreira (Batista Comunidade) Presidente da Comissão da Criança, da Adolescência, da Juventude e da Mulher.


Texto Interessante!

Contribuições PMEC Zilda


Link: http://www.abpp.com.br/artigos/17.htm

domingo, 21 de abril de 2013

Seminário


I Seminário Paulista sobre Transtornos e Distúrbios de Aprendizagem


Dia: 25/05/2013
Horário: 08h às 18h
Local: Av. Nossa Senhora de Sabará, 765 - Chácara Flora - São Paulo
E-mail: contato@creativeideias.com.br
Telefone: (21) 2577 8691 | (21) 3246 2904 | (21) 8832 6047 (oi) | (21) 8189 1109 (Tim)
Carga Horária do certificado de participação: 10 horas.

PÚBLICO ALVO:
Professores, Psicólogos, Neurocientistas, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Pedagogos, Terapeuta Ocupacional, Educador Físico, Fisioterapeuta, Familiares, Mediadores (Estagiários, Monitores e/ou Facilitadores) e Estudantes de Graduação e/ou Pós e demais interessados no assunto, além de profissionais das áreas de saúde e educação.


PALESTRANTES:

Dislexia - Aspectos Neurológicos

Ementa:
Dr. Abram Topczewski - Mestre em Neurologia pela FMUSP, Doutor em Neurociências pela FCMUNICAMP, Neuropediatra do Hospital Albert Einstein, Diretor da Clínica de Enurese no Hospital Albert Einstein, Vice Presidente da Associação Brasileira de Dislexia (ABD) e Autor dos livros: Hiperatividade, Dislexia, Cefaléia na infância e adolescência, Convulsões na Infância e adolescência, Aprendizado e desabilidades, Xixi na cama nunca mais. CRM 16-245

Orientações para Pais e Professores sobre o TDAH
Ementa: O TDA/H vem ganhando lugar na mídia, nos consultórios médicos, psicológicos e psicopedagógicos, na educação e na tendência da moda educacional e contemporânea: para tudo tem um nome, uma resposta, uma certeza. Preencher é o lema! A ideia deste livro é o oposto destas respostas prontas e dessas certezas estabelecidas. O momento educacional contemporâneo nos convoca ao esvaziamento, deixar tantas certezas e começar a nos interrogar: Por que crianças e jovens andam "hiperativos" e desatentos?
A proposta não é fruto de pesquisa acadêmica (ainda) e, sim, de uma experiência de um ?sujeito aluna-filha-mãe-educadora? que vem sustentando seu desejo em falar da educação de um outro lugar, um lugar de possibilidade, de alguém que se implica no processo de educar, que escuta, que observa e, principalmente, de alguém incompleto, que se mantém em movimento, apesar de suas dificuldades. É a possibilidade de um (re)encontro com nossa (des)atenção diária diante do aumento aceito considerável de crianças e jovens ?diagnosticadas? e nomeadas muitas vezes por pais e professores como ?portadores? de TDAH.
Jane Patricia Haddad - Mestranda em Educação (pela Universidade TUIUTI em Curitiba-PR); Pedagoga (PUC-MG) com especialização em Psicopedagogia (UNI-BH); Docência do Ensino Superior pela (Newton Paiva) ; Formação em Psicanálise ( Círculo Psicanalítico de Minas Gerais); Psicanálise Hospitalar (Hospital Mater Dei - MG). Atuou por mais de 22 anos em Escolas como Professora, Coordenadora Pedagógica e Diretora.  Uma das fundadoras do Arbórea Instituto em Belo Horizonte. Atua também em sua Clínica Bio Center além de outras atividades. É colunista na Direcional Escolas e Autora dos livros: Educação e Psicanálise: Vazio existencial e O Que Quer a Escola: Novos Olhares resultam em Outras Práticas, ambos publicados pela editora wak no Rio de Janeiro. 

Discalculia
Ementa:
Quézia Bombonatto - Bacharel em Matemática; Fonoaudióloga; Especialista em Psicopedagogia; Presidente Nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia ABPp e autora dos livros: "História da Psicopedagogia e da ABPp no Brasil" e do "Temas Interdisciplinares na Educação", editados pela WAK.

Transtornos Emocionais no Processo de Aprendizagem: os problemas psicológicos e sua interferência em sala de aula na Educação Infantil
Ementa: Apresentar um novo olhar sobre as questões emocionais que envolvem o desenvolvimento da criança e jovens, e como estes transtornos afetam o desempenho escolar. Muitas vezes estes transtornos podem ser confundidos com outros que afetam a aprendizagem. Apresentar um modelo de relacionamento afetivo emocional, das etapas do desenvolvimento humano, para que o educador possa compreender o que acontece, tanto com ele quanto com seus alunos.
Dirceu Moreira - Psicólogo (Univ. São Marcos), Pedagogo (Unicastelo), Dr. Honoris causa em psicologia das relações humanas - University Of the European People e Univesidade Del Pueblo de Europa-Malaga Espanha, formação em análise transacional e Pratictionner em PNL e outros cursos. Psicoterapeuta, autor de 13 livros e Colunista e autor de vários artigos publicados em sites, jornais, colaborador da revista Aprendizagem e da Direcional Educador.


Processamento Sensorial para a escola
Ementa:
Ariela Goldstein - Graduação PUC Campinas - Pós Graduação em Desenvolvimento Infantil pela UFMG - Certificação Internacional em Integração Sensorial pela Universidade do Sul da Califónia (em andamento). Atualmente realizo atendimento clínico, home care e orientação escolar; em crianças com distúrbios no desenvolvimento, especialmente com base neurológica como, por exemplo, crianças com distúrbios leves de aprendizagem e coordenação, déficits de integração sensorial, autismo, síndrome de Down, entre outros.


INVESTIMENTO:

- ATÉ 26/04/13 - de R$ 120,00 por:
R$ 80,00 - individual (cartão) - parcele em até 3 vezes sem juros
R$ 70,00 - individual (depósito)
R$ 60,00 - por inscrito (depósito) - grupo a partir de 4 pessoas

Realização: Creative Ideias
Apoio: WAK Editora e Desconto SP



Contribuições: Coordenadora Ivone

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Campanha Importante!


Pessoal, o dia mundial da voz foi em 16/04, mas as ações lembrando a data estão ocorrendo durante a semana toda! Aproveitamos para compartilhar uma campanha bacana realizada pela Sociedade Brasileira de Fonoadiologia em parceria com elenco do programa "Carrossel", alertando para a importância dos cuidados com a voz em todas as fases da vida.

Confiram a notícia e o vídeo da campanha!


Vídeo:
16 de abril - Dia Mundial da Voz - Campanha da Voz 2013 / Carrossel
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia alerta para a importância da voz em todos os ciclos da vida. A Campanha Seja Amigo da Sua Voz 2013 ressalta a importân...
YouTube - Vídeos desse e-mail

CNJ


Com o intuito de diminuir o alto índice de crianças sem registro no País, estão sendo instalados postos avançados de cartórios em maternidades. A expectativa da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH) é de que 66 municípios sejam beneficiados até o final de 2013. Novos mutirões já estão agendados para este ano. A informatização dos cartórios também faz parte da estratégia em diminuir o número de pessoas sem registro, por isso, kits com computadores serão entregues a cartórios de 32 municípios onde o índice de sub-registro é considerado alto. Confira a campanha lançada no dia 9 de abril, em Belém/PA (http://glo.bo/ZknWdN) e a matéria no Jornal Visual (http://bit.ly/13p3XlZ).
Clique aqui 

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Contribuições Vanderley


Agora... Vamos colocar o nosso cérebro para trabalhar um pouco mais?

Desafio Matemático


Quantos triângulos existem nessa figura?


CNJ/Guarda Compartilhada


A guarda de uma criança pode ser unilateral ou compartilhada. A guarda unilateral é atribuída a um só dos genitores e, na guarda compartilhada, há a responsabilização conjunta e o exercício de direitos e deveres do pai e da mãe que não vivam sob o mesmo teto, concernentes ao poder familiar dos filhos comuns. Quer saber mais sobre esta lei? Acesse: http://bit.ly/f0L4Vw

Evento/Unidade Escolar

Unidade Escolar: "Professor Armando Gaban"

Projeto

MULHER: Da Conscientização à Libertação 

Data: 11/05/2013

SAÚDE: Pressão Arterial, Glicemia. 

PREVENÇÃO: Câncer de Mama, Colo do Útero, DST/AIDS, Métodos Anticonceptivos, Gravidez Precoce, Planejamento Familiar, Combate a Violência contra a Mulher.   

OFICINAS: Vídeos Educativos, Cabeleireiros, Manicure e Limpeza de Pele.

PARTICIPEM!    



quarta-feira, 10 de abril de 2013

Feira do Estudante


Palestra/Divulgação


Campanha do Agasalho/SP


Você já fez a sua doação?
Juntos, ajudaremos milhares de famílias carentes!
Campanha do Agasalho do Estado de São Paulo 2013
Campanha do Agasalho 2013
Objetivo da Campanha é arrecadar peças novas ou em bom estado, para não só aquecer, mas também oferecer dignidade às pessoas que mais precisam
A Campanha do Agasalho é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo - FUSSESP, tendo como parceiros todas as Secretarias de Estado, empresários e a sociedade civil.
O FUSSESP, com o apoio dos diversos segmentos da sociedade, planeja estratégias, estabelece locais de arrecadação e coordena ações para ajudar milhares de famílias carentes a enfrentar o inverno com mais segurança, dignidade e calor humano.
As doações são encaminhadas às entidades assistenciais, hospitais, albergues da Capital e de todos os Municípios do Estado de São Paulo.
Para outras informações ligue (11) 2588-5839 / 2588-5781 / 2588-5743.
Confira o vídeo da Campanha do Agasalho 2013
"Roupa boa, a gente doa."

terça-feira, 9 de abril de 2013

Melhor Gestão, Melhor Ensino

Inscrições
As inscrições dos gestores escolares responsáveis pelo Ensino Fundamental (EF) Anos Finais e dos professores em sala de aula de Língua Portuguesa e de Matemática do EF Anos Finaisdevem ser realizadas entre 08 de abril, a partir das 16h, e 14 de abril.
Os diretores de cada unidade de ensino (UE) serão os responsáveis por realizarem as inscrições de todos os seguintes profissionais em exercício e, de preferência, com sede de controle de frequência em sua UE:
• Gestores escolares: um diretor, um vice-diretor e um PC responsáveis pelo EF Anos Finais;
• Professores em exercício em sala de aula de Língua Portuguesa do EF Anos Finais;
• Professores em exercício em sala de aula de Matemática do EF Anos Finais.
Para inscrever os profissionais das UE
Para realizar as inscrições, os diretores das UE devem:
• Clicar no link “Formulário de inscrição” localizado no menu lateral desta página;
• Na tela de login, utilizar, nos campos “Usuário” e “Senha”, o código da escola (ESC), com seis dígitos no formato: ESC-123456;
• Em seguida, o diretor deve informar no campo “Usuário” o seu CPF (11 dígitos, sem pontos ou hífen) e no campo “Senha” o seu RG (sem pontos ou hífen) ou senha utilizada em outras ferramentas da Rede do Saber/EFAP;
• Clicar em “Incluir participante” e seguir as instruções indicadas na tela;
• Após efetuar todas as indicações, clicar em “Finalizar Indicação” e tomar posse dos protocolos de inscrição.
Atenção:
Caso o diretor responsável pelas inscrições, seja um dos gestores do EF Anos Finais a ser inscrito, será necessário que este realize a sua própria inscrição tal como a dos demais profissionais da UE.
- Cada profissional deve ser inscrito por, apenas, uma UE.
- Todas as inscrições e, se necessário, cancelamentos, devem ser realizados, impreterivelmente até 14 de abril.
- Podem ser inscritos os profissionais elencados acima e em exercício na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo conforme base CGRH referente a março de 2013.

Reunião do Projeto: Melhor Gestão, Melhor Ensino
O Diretor irá inscrever todos os Professores obrigatoriamente, assim como a si próprio.
Quem pode e quem não pode ser inscrito?

·       Professores em Licença de qualquer ordem devem ser inscritos, porém não poderão ser convocados e sim convidados a participarem da Reunião Presencial;
·       Independente da Categoria do Professor ele será inscrito, seja ele aprovado ou reprovado;
·       O Professor Auxiliar deve ser inscrito;
·       Professores da Fundação Casa devem ser inscritos;
·       Professores que tem acúmulo legal devem justifica em formulário próprio, posteriormente a inscrição;
·       Professores do EJA não poderão ser inscritos;
·       PC de Gestão não poderá ser inscrito;
·       Professores de LP da Sala de leitura poderão ser inscritos, assim como Professores de outros Projetos da Pasta, desde que sejam da disciplina de LP ou de Matemática;
·       Professores readaptados devem ser inscritos desde que sejam de LP ou de Matemática;
·       Coordenadores Pedagógicos devem ser inscritos para Gestão;
·       Apenas um Vice-Diretor deve ser inscrito a priori, as informações referentes ao segundo VD devem ser enviadas ao Fale Conosco da Rede do Saber;



Período de Inscrição: entre 08/04/2013 e 14/04/2013.
Período de cancelamento da inscrição: entre 17/04/2013 e 22/04/2013, observação: o Diretor faz o cancelamento e o Professor a sua justificativa na Plataforma em Formulário próprio. 
Endereço de Inscrição: www.escoladeformacao.sp.gov.br/mgme .