sábado, 30 de agosto de 2014

Resolução Importante

Resolução SE Nº 45/2014

Dispõe sobre o tratamento nominal de discentes transexuais e travestis, no âmbito da Secretaria da Educação
O Secretário da Educação, à vista do que lhe representou a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB, e considerando:
os princípios constitucionais que informam os direitos fundamentais dos cidadãos;
a necessidade de se implementarem ações de prevenção contra quaisquer atos atentatórios e discriminatórios dos direitos individuais e coletivos de pessoas homossexuais, bissexuais, travestis ou transexuais, no âmbito das escolas da rede estadual de ensino;
os termos da Lei 10.948, de 5 de novembro de 2001, que dispõe sobre as penalidades a serem aplicadas à prática de discriminação em razão de orientação sexual;
o Decreto 55.839, de 18-05-2010, que institui o Plano Estadual de Enfrentamento à Homofobia e Promoção da Cidadania - LGBT, e o Decreto 55.588, de 17-03-2010, que dispõe sobre o tratamento nominal das pessoas transexuais e travestis, nos órgãos públicos do Estado de São Paulo;
a Deliberação CEE/SP 125/2014, homologada pela Resolução SE de 13.5.2014,
Resolve:
Artigo 1º - As escolas públicas da rede estadual de ensino devem assegurar o respeito aos direitos individuais e coletivos dos alunos, impedindo quaisquer atos atentatórios ou discriminatórios contra transexuais ou travestis, no âmbito de sua atuação.
Artigo 2º - O direito assegurado aos transexuais e travestis à escolha de nome social, nos atos e procedimentos realizados no âmbito das escolas, que deverá ser usual na forma de tratamento e respeitado por toda a comunidade escolar em conformidade com a legislação pertinente e o disposto nesta resolução.
§ 1º O nome social corresponde àquele adotado pela pessoa e conhecido e identificado na comunidade.
§ 2º - Nos documentos discentes, de circulação interna da escola, será incluído o nome social acompanhado do nome civil.
§ 3º - A pessoa interessada, quando maior de 18 (dezoito) anos, ou o responsável, se menor, poderá solicitar, a qualquer tempo, a utilização do nome social, nos termos da presente resolução, mediante o preenchimento e assinatura de requerimento próprio encaminhado ao Diretor de Escola.
§ 4º - Por ocasião de requerimento de uso do nome social, a inserção deverá ser realizada no Sistema de Cadastros de Alunos e demais sistemas corporativos de registro de dados de alunos e constar nos documentos de circulação internos da escola, no prazo máximo de 7 (sete) dias.
§ 5º - O Diretor de Escola, ou servidor por ele indicado, deverá orientar os docentes e demais servidores em exercício na unidade escolar para a observância do tratamento de discentes travestis e transexuais, exclusivamente pelo nome social, dentro do prazo estabelecido no parágrafo 4º.
§ 6º - Nas declarações, no histórico escolar, no certificado de conclusão e no diploma constará somente o nome civil.
Artigo 3º - A escola deverá promover, entre os alunos, responsáveis e funcionários, a divulgação das normas constitucionais e legais que asseguram os direitos da pessoa à inserção e à convivência pacíficas no ambiente escolar, sem constrangimento de qualquer espécie e sem discriminação, respeitada sua identidade de gênero e orientação sexual.
Parágrafo único - Deverão ser promovidas, ainda, ações pedagógicas que visem a desconstruir e a superar preconceitos e a prevenir ações discriminatórias relacionadas às diferenças de gênero.
Artigo 4º - A Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional - CIMA expedirão as instruções que se fizerem necessárias ao cumprimento do disposto nesta resolução.
Artigo 5º - Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Cidadania - Exerça a sua!

Ainda dá tempo! Até dia 05/09, estão abertas as inscrições para o projeto Câmara Mirim, promovido pelo portal infantil da Câmara dos Deputados, Plenarinho, que levará à Casa Legislativa alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, acompanhados por seus professores, para vivenciarem a experiência de ser deputados por um dia. Na ocasião, os alunos irão apresentar, debater e votar três projetos de lei selecionados entre todos os projetos enviados pelos participantes.
Saiba mais sobre o programa: http://goo.gl/G7GE6L
Ainda dá tempo! Até dia 05/09, estão abertas as inscrições para o projeto Câmara Mirim, promovido pelo portal infantil da Câmara dos Deputados, Plenarinho, que levará à Casa Legislativa alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, acompanhados por seus professores, para vivenciarem a experiência de ser deputados por um dia. Na ocasião, os alunos irão apresentar, debater e votar três projetos de lei selecionados entre todos os projetos enviados pelos participantes.

Saiba mais sobre o programa: http://goo.gl/G7GE6L
 

domingo, 24 de agosto de 2014

Educação em Pauta!

Educação em pauta: especialistas que participaram de debate realizada pelo Grupo Estado sugeriram uma agenda para as autoridades que passa pela adoção de um currículo nacional, formação contínua de professores e, principalmente, foco nos alunos da pré-escola e do ensino fundamental da rede pública.

Confira na íntegra na matéria do jornal O Estado de S. Paulo:http://goo.gl/51qJFv

Educação em pauta: especialistas que participaram  de debate realizada pelo Grupo Estado sugeriram uma agenda para as autoridades que passa pela adoção de um currículo nacional, formação contínua de professores e, principalmente, foco nos alunos da pré-escola e do ensino fundamental da rede pública.

Confira na íntegra na matéria do jornal O Estado de S. Paulo: http://goo.gl/51qJFv
 

Uma palavra muito importante!

Segundo Rousseau, se você der tudo a uma criança, seus desejos só irão crescer devido à facilidade em satisfazê-los e ela terá de lidar então com sua própria ansiedade. 

Daí a importância de saber dizer "não" para o seu filho >>http://abr.ai/1iOrF1V

Segundo Rousseau, se você der tudo a uma criança, seus desejos só irão crescer devido à facilidade em satisfazê-los e ela terá de lidar então com sua própria ansiedade. 󾍁

Daí a importância de saber dizer "não" para o seu filho >> http://abr.ai/1iOrF1V
 

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Comportamento!

Estudantes reagem à homofobia e ao machismo em sala de aula





Reações de alunos fazem professores evitar piadas machistas, racistas e homofóbicas. “O humor que oprime alguém não merece a risada de quem assiste a aula. Que as piadas sejam inteligentes o suficiente para tirar sarro do opressor, não do oprimido”

sala de aula estudantes piadas alunos
As piadas típicas de cursinho pré-vestibular estão com os dias contados. As direções de instituições preparatórias frequentadas pela classe média paulistana tem orientado seus professores a suspender comentários jocosos para evitar processos judiciais.
Vários alunos, em especial alunas, tem reclamado do que consideram homofobia, machismo e racismo aos seus pais e acabam cobrando explicações de piadas como “o movimento feminista mais importante na historia é o movimento dos quadris”.
“Virei chato. Não faço mais brincadeiras. Minhas aulas estão terminando mais cedo. Passo exercícios a mais”, diz um professor do Integratus, que não quis se identificar.
Um professor do Anglo diz que é brincadeira entre meninos chamar professores de “bicha” e “veado”. No inicio de 2014, ele passou de sala em sala para informar que permitia que seus alunos usassem a palavra gay em sentido pejorativo. Para ele, o tema é tabu. “Entre 80 pessoas entenderem que é brincadeira e 20 acharem que você está incentivando alguma coisa, é melhor não fazer piada”.
Julia Castro, 19, aluna do Anglo conta que ela e três amigos saíram de sala após o professor dizer que “para comer uma empregada doméstica o cara tem que levá-la ao Habib’s”. Ele fala que pobre adora Habib’s. “Essas brincadeiras reforçam o preconceito. Nossa luta já é difícil”, fala Julia.
No aniversario de uma estudante no ano passado, meninos sortearam quem a beijaria. A aniversariante não consentiu, mas foi obrigada a ceder pelo professor. Para Clara, que fez Integratus em 2013 e hoje cursa arquitetura na USP, “o humor que oprime alguém não merece a risada de quem assiste a aula. Não digo que não se deve fazer piadas. Mas que estas sejam inteligentes o suficiente para tirar sarro do opressor, não do oprimido”.
Jorge Ovando, gerente de marketing do Integratus, afirma que as queixas, em geral, são fruto de má compreensão. Luís Ricardo Arruda, coordenador-geral do Anglo, conta que a recomendação é tratar os alunos “com respeito”. Ele afirma ainda que “as piadas têm que ser adaptadas a seu tempo”
Fonte: http://www.pragmatismopolitico.com.br acesso dia 13/08/2014

Alienação Parental - CNJ



    Consta dos autos que, devido ao trabalho da mãe, a criança morava na casa dos avós paternos desde bebê. Contudo, após alguns anos, o pai passou a restringir as visitas. A conselheira tutelar constatou, inclusive, que o homem denegria, conscientemente, a mãe, proferindo palavras de calão, até mesmo na frente da filha. Saiba mais sobre a notícia:http://bit.ly/1uYjvHp.

    Consta dos autos que, devido ao trabalho da mãe, a criança morava na casa dos avós paternos desde bebê. Contudo, após alguns anos, o pai passou a restringir as visitas. A conselheira tutelar constatou, inclusive, que o homem denegria, conscientemente, a mãe, proferindo palavras de calão, até mesmo na frente da filha. Saiba mais sobre a notícia: http://bit.ly/1uYjvHp.
     

    Unidade Escolar: "Professora Francisca Lisboa Peralta"



    Parabéns!

    segunda-feira, 18 de agosto de 2014

    Reunião CONSEG Osasco

    Data: 26/08/2014
     
    Unidade Escolar: "Leonardo Vilas Boas"
     
     
     
    Data: 28/08/2014
     
    Rua Tenente Avelar Pires, 81 - Centro - Osasco 
     
    Horário: 19:00
     
    Shopping Plaza   

    quinta-feira, 14 de agosto de 2014

    Informações Importantes!

    O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com as associações de registradores, busca desburocratizar e tornar mais econômica a prestação do serviço público. Confira a notícia:


    O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com as associações de registradores, busca desburocratizar e tornar mais econômica a prestação do serviço público. Confira a notícia: http://bit.ly/1ye5t4G.
     

    quarta-feira, 13 de agosto de 2014

    Gestão Escolar - Dicas

    Nova Escola compartilhou a foto de Gestão Escolar.

     
     
    Alunos, drogas e álcool: o que fazer?

Flávia Vivaldi, orientadora educacional, reflete sobre quais os principais caminhos a tomar quando um aluno está sob o efeito de drogas em sala de aula ou na escola. Ela indica que fortalecer os sensos de respeito, confiança e responsabilidade são essenciais nesse momento delicado. Saiba mais em: http://abr.ai/1sIQbTS
    Alunos, drogas e álcool: o que fazer?
    Flávia Vivaldi, orientadora educacional, reflete sobre quais os principais caminhos a tomar quando um aluno está sob o efe...
    Ver mais

    terça-feira, 12 de agosto de 2014

    Muito Interessante!

    “Tem professor que cumpre uma missão impossível, mas não pode subir ao pódio”. Leia na coluna de Braulio Tavares para a Carta Fundamental:

     
     
     
     
    Fico pensando no drama daqueles meus velhos mestres, olhando uma horda selvagem como éramos nós (eu não!) aprontando sem parar.
     
    CARTAFUNDAMENTAL.COM.BR

    segunda-feira, 11 de agosto de 2014

    Panorama do Cigarro no Mundo

    Leia o novo artigo do dr. Drauzio Varella sobre o panorama do cigarro no mundo.

    Na primeira metade do século 20, o cigarro virou epidemia masculina. Nas décadas que se seguiram à Segunda Guerra Mundial, cerca de 80% dos homens haviam fumado em algum momento da vida adulta.
     
    DRAUZIOVARELLA.COM.BR|POR DR. DRAUZIO VARELLA

    domingo, 10 de agosto de 2014

    Bullying - Entrevista

    "Acho essencial que os pais e professores ensinem as crianças que elas não precisam ser perfeitas. Elas vão fracassar em diversos momentos da vida e tudo bem, pois vão aprender com esses erros", diz o ilustrador Todd Parr que sofreu bullying por não acompanhar a turma. Leia entrevista em Carta Fundamental:

     
     
    O ilustrador Todd Parr conta por que quase desistiu de desenhar e como respeitar o ritmo de aprendizagem pode mudar a vida de uma criança.
     
    CARTAFUNDAMENTAL.COM.BR

    Dia dos Pais - Muitas Felicidades

    Desejamos a vocês, pais, um dia cheio de surpresas e felicidade! 

    Desejamos a vocês, pais, um dia cheio de surpresas e felicidade! ;)

    sexta-feira, 8 de agosto de 2014

    Seja responsável pelo seu lixo!

    CNJ
    O destino do lixo é um desafio para todo mundo. Produzir menos lixo, reutilizar e reciclar são atitudes que fazem a diferença. Todos podem fazer a sua parte separando o lixo produzido e descartando-o corretamente. Seja um cidadão consciente! Seja responsável pelo seu lixo. 
     
    O destino do lixo é um desafio para todo mundo. Produzir menos lixo, reutilizar e reciclar são atitudes que fazem a diferença. Todos podem fazer a sua parte separando o lixo produzido e descartando-o corretamente. Seja um cidadão consciente! Seja responsável pelo seu lixo. ;)
     

    Artigo Interessante!

    “Não dá mais para pensar o futuro desses jovens olhando apenas pelo retrovisor. O currículo da nova escola deve estar articulado com as mudanças, saindo do formato rígido para o flexível”, afirma Mozart Neves Ramos, em artigo para o jornal Correio Braziliense. Confira:


    E você? Que estratégia sugere para articular o currículo ao século 21?

    “Não dá mais para pensar o futuro desses jovens olhando apenas pelo retrovisor. O currículo da nova escola deve estar articulado com as mudanças, saindo do formato rígido para o flexível”, afirma Mozart Neves Ramos, em artigo para o jornal Correio Braziliense. Confira: http://goo.gl/fMnx6M

E você? Que estratégia sugere para articular o currículo ao século 21?
     

    Vamos combater a dengue!

     
     
    Tá de bobeira? Então se liga neste recado e não deixe de fazer a sua parte: elimine tudo o que possa acumular água. :) #combatadengue
    Tá de bobeira? Então se liga neste recado e não deixe de fazer a sua parte: elimine tudo o que possa acumular água. 

    Diabetes - Informações

    INFÂNCIA

    PROGRAMA LEVA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DIABETES ÀS ESCOLAS


    diabetesiStock_000004272161Small

    Diabetes pega? Por que ele tem que tomar injeção? Ele é viciado?]

    Questões como essas ainda são bastante comuns aos ouvidos de crianças portadoras de diabetes tipo I, enfermidade diagnosticada na infância e caracterizada quando o pâncreas para de produzir completamente a insulina. Com isso, o organismo torna-se incapaz de controlar a quantidade de glicose no sangue. São cerca de 12 milhões de pessoas (tipo I e tipo 2) acometidas no país.
    Além da própria criança que tem a doença, em ambiente escolar é muito comum que colegas fiquem com dúvidas. Muitos pais se queixam da dificuldade em matricular o filho com a enfermidade nas escolas, sejam elas públicas ou privadas.
    Para diminuir o estigma e tentar informar melhor as pessoas acerca do problema, a empresa farmacêutica Sanofi, juntamente com a IDF (Federação Internacional de Diabetes) e a ADJ (Associação de Jovens Diabéticos), lançaram dia 05/08/2014 o programa Kids and Diabetes in Schools (Crianças e o Diabetes nas Escolas). Tal iniciativa contemplará 15 escolas públicas e privadas (13 em São Paulo e 2 no Ceará), contabilizando 15 mil estudantes, e será direcionado a crianças de 6 a 14 anos. O programa tem o apoio do Ministério da Saúde e das Sociedades Brasileiras de Diabetes e de Pediatria.

    “Infelizmente, ainda existe muita falta de conhecimento e informação sobre o diabetes. A ideia do programa é criar um ambiente acolhedor dentro das escolas, onde as crianças portadoras do diabetes tipo I não sejam mais hostilizadas”, explica o médico David Chaney, representante da IDF. 

    Lisandra Paes, coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Derville Allegretti, que foi a primeira a implantar esse projeto piloto, relata que as mudanças já estão acontecendo. “Educação sobre diabetes é fundamental. As crianças passam mais tempo na escola que em casa, com a família. Com o treinamento, o professor consegue reconhecer se o aluno está com sintomas de hipoglicemia. Então é possível socorrê-lo, agir com rapidez”, destaca Lisandra, que também tem uma filha com diabetes tipo I.
     
     
    Programa

    Serão realizadas oficinas práticas sobre o tratamento e controle do diabetes com profissionais, educadores e pais de alunos com diagnóstico de diabetes tipo I. As atividades duram um dia e envolvem explicações sobre a doença, tipo ideal de alimentação em situações especiais, atividades físicas, além das complicações mais comuns que podem acontecer com um aluno diabético.
    Com as crianças de 6 a 14 anos serão realizadas atividades lúdicas, com jogos, brincadeiras e distribuição de kits explicativos.
    As escolas que se interessarem pela iniciativa (sejam das redes municipal, estadual ou privada) têm até outubro para procurar a ADJ. Um dos critérios é que a instituição tenha, pelo menos, dois alunos matriculados com diabetes tipo I. Como não é possível promover as atividades em todas as 200 mil instituições de ensino do país, os diretores das escolas poderão fazer odownload gratuito do dossiê informativo para obter informações e realizar a capacitação de suas equipes.

    Para mais informações, entre em contato com a ADJ: 0800-10-06-27

    quinta-feira, 7 de agosto de 2014

    Convocação da OT “EDUCAÇÃO INTEGRAL – O GRÊMIO ESTUDANTIL EM AÇÃO”


    “EDUCAÇÃO INTEGRAL – O GRÊMIO ESTUDANTIL EM AÇÃO”   


    Caixinha 1 a 26:
    Data: 14/08/2014
    Horário: 08h00 às 14h00.
    Local: Auditório 1 – Diretoria de Ensino da Região de Osasco
    Caixinha 27 a 52:
    Data: 15/08/2014
    Horário: 08h00 às 14h00.
    Local: Auditório 1 – Diretoria de Ensino da Região de Osasco

    Divulgação de Serviço - Saúde do Adolescente

    Estamos divulgando o nosso novo email : 


     e aproveitamos para divulgar nosso serviço:

    Serviço: Saúde do adolescente
    Faixa etária de atendimento: 10(dez) até 20(vinte) anos incompletos
    Local: Poli Sul,  Rua da Saudade, nº 100
    Profissionais: Hebiatras, Ginecologista, Psicóloga, Enfermagem
    Marcação de consultas diretamente pelo fone: 2183-0750

    Att

    Equipe da Saúde do Adolescente

    Campanha!


    Informações Importantes!

    Dr. Drauzio Varella compartilhou um link.
    Especialistas defendem a hipótese de que a transmissão dos animais infectados para os seres humanos ocorra por meio do sangue e de fluidos corporais, como sêmen, saliva, lágrimas, suor, urina e fezes.


     
     
    Ebola | Dr. Drauzio Varella
    drauziovarella.com.br

    Ebola é uma febre grave do tipo hemorrágico transmitida por um vírus do gênero Filovirus, altamente infeccioso, que desenvolve seu ciclo em animais. Há cinco espécies diferentes desse vírus, que recebem o...

    Sedentarismo Infantil

     
    Sabia que adolescentes que praticam atividade física regularmente possuem 15% mais chance de obter maior escolaridade?‪#‎SedentarismoInfatil‬



    O sedentarismo causa mais de 5 milhões de morte por ano. Entenda os motivos para seu filho ter uma vida ativa
    EDUCARPARACRESCER.ABRIL.COM.BR|POR STEPHANIE KIM ABE

    Dicas para Educar seu filho para Igualdade


     
    Meninos e meninas devem ter direitos e deveres iguais! Já passou da hora de ensinarmos isso às crianças!

    Faça o download gratuito dessa cartilha aqui >>

     
     
     
     

    Educação para a Paz


    A Educação para a paz: “escolas públicas e privadas têm, entre suas demandas atuais, a questão das múltiplas formas de violência”, afirma Nei Alberto Salles Filho, professor Universidade Estadual de Ponta Grossa, em artigo para o jornal Gazeta do Povo (PR).
    Se interessou? Confira a íntegra do artigo: http://goo.gl/aygE5Z
     

    sexta-feira, 1 de agosto de 2014

    Vídeo Interessante!

     
     
    Marcos Meier em sua coluna A arte de Educar no jornal Bom dia Paraná da RPCTV afiliada da rede Globo. O tema: "Como ensinar as crianças a não ter preconceito...
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