sábado, 22 de novembro de 2014

Divulgação de Seminário

Atenção! Nos dias 27 e 28 de novembro a SEDPcD-SP realizará um seminário sobre enfrentamento da violência contra pessoas com deficiência. A proposta do seminário é debater e propor iniciativas para estruturar ações que fortaleçam a rede de proteção, e criar alternativas para que a pessoa com deficiência tenha mais autonomia. Inscreva-se e confira a programação completa: http://tinyurl.com/lhxsg62
Local: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência...
Ver mais 

Oportunidade!

Pessoal, as inscrições para o Formare Meritor já começaram! Vejam todos os detalhes e aproveitem! 
Garantam a vaga de seu filho ou filha. É uma oportunidade incrível de aprendizado e crescimento 
profissional!

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Chega de Bullying - Campanha da SEE/SP

Atuar na prevenção do #bullying nas mais de cinco mil escolas é o objetivo da iniciativa “Chega de Bullying: Não Fique Calado”! A campanha é realizada desde 2011 e incentiva a adoção de práticas que lidem com este comportamento. Conheça mais em nossa página exclusiva:



Foto: Atuar na prevenção do #bullying nas mais de cinco mil escolas é o objetivo da iniciativa “Chega de Bullying: Não Fique Calado”! A campanha é realizada desde 2011 e incentiva a adoção de práticas que lidem com este comportamento. Conheça mais em nossa página exclusiva: http://bit.ly/1xUCjKB
 

Cyberbullying - CAMPANHA da SEE/SP


Para conscientizar e prevenir o cyberbullying entre os jovens, campanha #ChegaDeBullying lança cartilha sobre o assunto: 


 

Participem deste Desafio!

Desafio do Mascote Currículo+

 
Aluno da Rede Estadual de São Paulo: já pensou em ter o seu desenho como o mascote oficial do Currículo+?
 
De 17 de novembro a 05 de dezembro o Currículo+ receberá projetos de alunos da Rede Estadual de São Paulo.
 
3 projetos serão escolhidos por uma comissão julgadora e de 08 a 14 de dezembro serão colocados para votação pela Rede.
 
No dia 15 de dezembro o projeto mais votado será anunciado.
 
Participe!
 
Clique abaixo para os detalhes do desafio!

Regulamento

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Filme: Bullying Virtual – Dublado

Sinopse:
Taylor é uma adolescente que ganha um computador de aniversário e acaba se tornando vítima de bullying pela internet. Com medo de enfrentar seus amigos e colegas na escola, a jovem busca um grupo de ajuda onde conhece outros adolescentes com experiências parecidas.
LINK: http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-bullying-virtual-dublado-online.html

Reunião CONSEG SUL- NOVEMBRO

A próxima reunião do CONSEG Zona Sul será na E.E Cipava II- dia 25/11/14 às 9h

Endereço:  Rua Piedade Coiado Garcioa Arcos No s/nº - Jardim Cipava

Unesp oferece curso online grátis sobre História da Arte

Unesp está oferecendo através do site da Univesp TV, um curso gratuito online sobre História da Arte. Ele é voltado a graduandos e pós-graduandos interessados nas áreas de arte, história, pesquisa, cultura e assuntos correlatos. Também é aberto a todos com formação superior em qualquer área do saber.
Este curso de História da Arte é apresentado gratuitamente, em forma de vídeo aulas online, que você pode assistir a hora que quiser. Há ainda a possibilidade de fazer anotações sobre questionamentos, opiniões e dúvidas enquanto assiste o vídeo, e receberá tudo em seu e-mail.
A UNIVESP TV é o canal de comunicação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, a quarta universidade pública paulista e visa ao incentivo à formação integral do cidadão.
O curso
São 09 aulas do curso regular de graduação, ministradas pelo docente José Leonardo do Nascimento do Instituto de Artes da Unesp (Universidade do Estado de São Paulo).
O objetivo do curso de História da Arte é apresentar movimentos artísticos locais dentro de uma perspectiva mais abrangente da história da arte. As aulas exploram a arte etrusca, o realismo da arte romana antiga e o diálogo com a Grécia, a arte cristã primitiva, a arte bizantina, as expressões artísticas medievais, como as Iluminuras, a arte Românica e o Gótico, até os primeiros momentos do Renascimento italiano. O professor José Leonardo do Nascimento também apresenta e analisa os principais monumentos artísticos de cada período histórico.
O curso não possui certificação. São apenas aulas online para complementação de estudos e pesquisas. É só acessar o site e começar a estudar.
Conteúdo programático

  • Escultura e pintura etruscas: vitalismo e arte tumular.
  • Roma antiga: realismo e diálogo com a Grécia.
  • Arte cristã primitiva: abstração e solenidade.
  • Iluminuras medievais: arte monástica.
  • Arte bizantina: espiritualidade e esplendor celestial.
  • Arte românica: arquitetura e relevo escultórico.
  • Arte gótica: verticalidade e luz.
  • Siena no século XIV: arte republicana e religião.
  • Florença no século XIV: da bidimensionalidade pictórica ao Renascimento.

Relação entre professores e alunos nas redes sociais impõe desafios a pais e instituições de ensino

Relação entre professores e alunos nas redes sociais impõe desafios a pais e instituições de ensino

Plataformas podem servir de apoio na educação, mas especialistas afirmam que regras têm de ser claras para evitar situações em que o excesso de intimidade seja prejudicial, especialmente a estudantes mais jovens.
Por Lucas Soares
A relação entre professores e alunos nas redes sociais pode ser vista como um espaço cuja linha que limita o lado pessoal do profissional é bastante tênue. Se por um lado, essas plataformas podem servir de apoio na educação, por outro, o nível de relacionamento virtual pode ganhar contornos de intimidade não muito apropriados.
A prisão do professor Gustavo Montalvão Freixo, acusado de oferecer drogas a estudantes e de ter estuprado uma de suas alunas em uma suposta 'aula extra', acendeu um alerta. Era pelo Facebook que ele ganhava a confiança dos estudantes.
Para especialistas, o fato é isolado, e há um número muito maior de bons exemplos do uso da rede. Como a maioria dos colégios, o tradicional Santo Agostinho, no Rio, não conta com uma cartilha formal para tratar do assunto. No entanto, a escola desenvolveu um ambiente online próprio em que professores disponibilizam material pedagógico e tiram dúvidas dos alunos.
Segundo Regina Diaz, que coordena o Ensino Médio, o objetivo é trazer a sala de aula para o mundo virtual num espaço supervisionado. Mesmo assim, isso não evita situações delicadas em outras redes sociais. Nas últimas eleições, por exemplo, ânimos algumas vezes se exaltaram, mas, segundo Regina, cada caso foi resolvido de forma isolada.
Na ausência de diretrizes bem definidas para este tipo de relacionamento, professores populares no mundo virtual adotam suas próprias regras. Thiago Viana dá aulas numa escola pública da Zona Oeste do Rio para crianças do ensino fundamental. Nas contas dele, mais da metade dos amigos que tem no Facebook é de alunos e ex-alunos. Thiago afirma sempre pensar duas vezes no que posta, já que o perfil é acessado por centenas de alunos.
A professora de inglês Marcela Vencovsky vivencia os dois lados: além de lecionar e ter diversos alunos em suas redes sociais, é mãe de três jovens. Ela conta que sempre monitora as redes dos filhos e que quando eles eram mais novos, ela até tinha as senhas das contas. Marcela diz não ver problema no fato de eles manterem contato com professores na internet, e acredita que esta relação é, inclusive, benéfica para eles.
A psicóloga e coordenadora do canal de ajuda para crianças e adolescentes da ONG Safernet, Juliana Cunha, acredita que as escolas precisam antecipar esta discussão e estabelecer regras bem claras no convívio entre professores e alunos no ambiente virtual. Ela destaca que, acima de tudo, o professor precisa ter a consciência de que representa uma autoridade e, por isso, é modelo para os estudantes.
Segundo a especialista, é preciso que o uso de qualquer recurso, inclusive das redes sociais, seja fundamentado por um projeto pedagógico. Para ela, o uso é válido, mas os pais precisam estar cientes do que é compartilhado nestes espaços.
Era pelas redes sociais que o professor Gustavo Montalvão Freixo, preso esta semana, ganhava a confiança dos estudantes (Crédito: reprodução)Era pelas redes sociais que o professor Gustavo Montalvão Freixo, preso esta semana, ganhava a confiança dos estudantes
(Crédito: reprodução)


Fonte: http://cbn.globoradio.globo.com/

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Orientação Técnica: Sexting e Cyberbullyng

No dia 25 de setembro ocorreu uma orientação técnica na Universidade Anhanguera/Uniban que contou com a palestra da professora de Psicologia da instituição, Paula Jonas.

Debatemos os riscos do uso indevido da internet e do celular e os efeitos que a prática do Sexting e Cyberbullyng causam nas escolas. Esta orientação teve status de 1º Encontro, onde foi acordado com os professores mediadores e coordenadores pedagógicos presentes a elaboração de um plano de ação e a socialização do tema em suas unidades escolares.






Comentários e postagens ofensivas em redes sociais podem parar no tribunal.Saiba o que fazer se for insultado na internet


Há poucas semanas, o Brasil foi “dividido” por um verdadeiro Fla-Flu eleitoral. A discussão exagerada sobre este ou aquele candidato e seu projeto de governo causou conflitos pessoais e as redes sociais viraram um verdadeiro campo de batalha. Porém, era comum verificar que os comentários e postagem passaram do campo das ideias e ideologias e viraram uma verdadeira selva de ofensas, preconceitos e absurdos.
Nesses casos, o que uma pessoa ofendida pode recorrer à Lei e fazer com que o autor de comentários tenha que pagar uma multa, além da detenção de um até três anos. A advogada especializada em direito digital, Cristina Sleiman explica que o crime cometido ao xingar nordestinos ou fazerem comentários preconceituosos, os internautas comentem uma injúria racial, também conhecida como injúria qualificada.

Fonte: http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia

Orientação Técnica- Educação Integral: O Grêmio Estudantil em Ação

Em 2014 o professor mediador escolar e comunitário ampliou o diálogo e a parceria com o Grêmio Estudantil. Em conjunto com a comissão de Educação Integral, o PMEC apresentou seu plano de ação, projetos envolvendo os alunos do Grêmio.

Agradeço os professores coordenadores do Núcleo Pedagógico Erick, Lete, Elenice, as supervisoras Solange, Ivete, Maria José, Rute e Maria de Fátima que participaram ativamente das orientações técnicas.

Curso de Capacitação de Multiplicadores- DENARC

AGRADEÇO TODOS OS PROFESSORES MEDIADORES, COORDENADORES PEDAGÓGICOS E VICE-DIRETORES QUE PARTICIPARAM DO "CURSO DE CAPACITAÇÃO DE MULTIPLICADORES NA PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS" PROMOVIDO PELOS CONSELHOS TUTELARES DO MUNICÍPIO DE OSASCO E O DENARC.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

quarta-feira, 5 de novembro de 2014