quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Sexualidade e Gênero

Agora as pessoas transgênero terão direito à matrícula com nome social na Universidade Federal da Bahia e na rede estadual do estado (leia mais: http://bit.ly/1AKHgXi). Essa foi considerada uma grande vitória pela Associação de Travestis de Salvador (Atras) e Grupo Gay da Bahia (GGB), porém eles ainda consideram necessário que essa conquista se amplie para todos os espaços públicos, não só faculdades e escolas.
Para discutir sobre sexualidade e gênero não deixe de conferir essas dicas:
- GENTE QUE EDUCA: Práticas de Educação Sexual: perdendo o medo de educar para a sexualidade (
http://abr.ai/1vESXAb)
- Educação sexual: precisamos falar sobre Romeo… (
http://abr.ai/1vESXAb)
 
 
No próximo domingo ocorrerá a Parada Gay em São Paulo. Assim, resolvi aproveitar este acontecimento para trazer para o Direto ao Ponto a conversa...
 
REVISTAESCOLA.ABRIL.COM.BR

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Igualdade de gênero um debate a ser feito!

A reportagem de capa de fevereiro da revista Nova Escola pauta a questão do gênero e apresenta o menino Romeo, 5 anos, que gosta de usar vestidos.
Aproveite para levar o debate da igualdade de gênero para sua escola. Reflita com os professores, funcionários e alunos os papéis atribuídos a homens e mulheres e as relações de gênero no ambiente escolar. Saiba mais clicando na imagem.
Reflita com os professores, funcionários e alunos os papéis atribuídos a homens e mulheres e as relações de gênero na escola
GESTAOESCOLAR.ABRIL.COM.BR

Paz é o que mais desejamos!

Hoje (23/2) é comemorado o Dia da Paz e Compreensão Mundial por alguns grupos da sociedade! Que tal ler sobre o combate à violência na escola?

- A violência pode dar lugar à paz (http://abr.ai/1vgPHoF)

- Aqui, a violência não entra (http://abr.ai/1vgPJgg)
(Imagem: Pixabay)

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Ideias e Experiências

O Colégio Estadual Parque dos Buritis, de Goiânia, criou um projeto chamado Jornal no Mural que envolve a leitura de um periódico para ensino de diferentes disciplinas (leia mais: http://bit.ly/1EssCEL).
No site NOVA ESCOLA, você conhece os detalhes de um projeto que tem como finalidade a produção de um jornal em sala de aula. Clique na foto para acessar.


Reportagem mostra como introduzir a leitura de jornais em sala de aula. Veja também dicas para produzir um jornal na escola.

REVISTAESCOLA.ABRIL.COM.BR

Informações Importantes!

Uma em cada 20 crianças com idade pré-escolar sofre de um distúrbio de visão. Veja como enxergar melhor esse problema. 


EDUCARPARACRESCER.ABRIL.COM.BR|POR MARION FRANK

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Dança é usada por professor-mediador para ensinar outras culturas

Para Reflexão!


A crise segundo "Einstein"

"Não pretendemos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar 'superado'.

Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais aos problemas do que às soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a esperança de encontrar as saídas e soluções fáceis. Sem crise não há desafios, sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la." 

(Albert Einstein)

Cultura & Lazer

Confira as oportunidades oferecidas para os docentes paulistas: http://bit.ly/1Fy8FgA

Relações de Gênero

Como seus alunos percebem os papéis que os homens e as mulheres desempenham na sociedade? Clique na imagem para ler!



Homens que se relacionam com muitas mulheres são “garanhões”.Mulheres que se relacionam com muitos homens são “fáceis”.Homens não choram.Mulheres...

REVISTAESCOLA.ABRIL.COM.BR

 

Racismo na Infância vamos combater!

5 FORMAS DE COMBATER O RACISMO NA INFÂNCIA

1. Eduque as crianças para o respeito à diferença. Ela está nos tipos de brinquedos, nas línguas faladas, nos vários costumes entre os amigos e as pessoas de diferentes culturas, raças e etnias. As diferenças enriquecem nosso conhecimento.

2. Valorize e incentive o comportamento respeitoso e sem preconceito em relação à diversidade étnico-racial.... Ver mais



sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

BULLYING - Informações

O bullying é uma forma de violência física e/ou psicológica contra pessoa incapaz de se defender. Pais e educadores podem ajudar a identificar e enfrentar essa prática. Conheça a cartilha do CNJ e saiba mais:



O bullying é uma forma de violência física e/ou psicológica contra pessoa incapaz de se defender. Pais e educadores podem ajudar a identificar e enfrentar essa prática. Conheça a cartilha do CNJ e saiba mais: http://bit.ly/1dX90v4.  #NinguemMerece #BullyingNao
 

Sexualidade - Informações

 10 DESAFIOS SOBRE O SEXO


Nossa capa de fevereiro discute gênero e mostra o menino Romeo, 5 anos, que gosta de usar vestidos. Já discutimos o tema em outras reportagens, como a que mostra como dez professores lidaram com situações parecidas: 



Conheça dez professores que souberam lidar com situações que envolvem a sexualidade

REVISTAESCOLA.ABRIL.COM.BR
 

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Prevenção!

O A. C. Camargo Cancer Center e a Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo irão distribuir camisinhas na escola de samba Vai-Vai para prevenir a contaminação pelo HPV. Dia 12/2, quinta-feira. Saiba mais.


Com a proposta de conscientizar quanto aos riscos do sexo sem camisinha, o A.C.Camargo Cancer...

DRAUZIOVARELLA.COM.BR|POR DR. DRAUZIO VARELLA

Informações Importantes sobre AIDS

Conheça os principais fatores que aumentam a probabilidade de contrair o vírus HIV. Assista o vídeo do Dr. Drauzio:


 
DRAUZIOVARELLA.COM.BR|POR DR. DRAUZIO VARELLA